Como Plantar

Como plantar tomilho: formas de plantio e como cultivar

Para plantar tomilho, basta ter uma planta já desenvolvida o suficiente e utilizar uma muda ou propagá-la através de sementes.

Por Rafaela de Almeida

-

O tomilho é uma erva com inúmeras aplicações na culinária brasileira. Geralmente, é utilizado em receitas salgadas, como sopas, molhos, saladas e pode ser usado também para a aromatização de vinagres. No entanto, apesar do seu aroma e sabor delicioso, essa erva não recebe a atenção que merece por não ser tão conhecida, além disso é muito simples plantar tomilho em casa de forma orgânica.

Outra característica dessa planta é a presença do timol, substância capaz de conservar os alimentos por períodos mais longos, pois é um bactericida e fungicida natural. Uma curiosidade é que essa substância é utilizada também na fabricação de produtos odontológicos, como as pastas de dente.

Tomilho na culinária

O uso do tomilho na culinária pode ser feito do jeito que ele é retirado da natureza, ou desidratado, o que evidencia ainda mais o seu sabor.

Além disso, a inserção dessa erva em carnes e peixes não irá passar despercebida, afinal o seu sabor ácido, mentolado e apimentado é uma experiência única ao paladar.

Fonte: JJ Alimentos

Fora o seu sabor, o tomilho possui propriedades medicinais. Dessa forma, o chá dessa planta é muito utilizado pela medicina alternativa para a diminuição de tosses, auxílio na digestão de alimentos com alto teor de gordura, dentre diversas outras aplicações. Contudo, é preciso lembrar que o seu consumo não é indicado para gestantes ou para quem está amamentando.

É importante saber que existem diferentes espécies dessa erva. Por isso, a escolha da espécie a ser plantada depende do paladar, pois o seu gosto será diferente para cada tipo. Enquanto o tomilho comum apresenta um sabor mais acentuado, o tomilho limão é conhecido por ter um sabor leve e mais cítrico.

Fazendo o plantio do tomilho

Essa erva pode ser multiplicada de algumas formas, como por sementes, estaquia ou divisão da touceira. Mas, o plantio através das sementes é um processo mais demorado, enquanto os outros métodos permitem que você desfrute do tomilho mais rápido.

Como plantar tomilho usando sementes?

Apesar da possibilidade de colocar as sementes no local onde serão cultivadas, o ideal é que nesse primeiro momento o plantio seja realizado em sementeiras ou pequenos vasos devido ao tamanho da semente. 

Fonte: Minhas Plantas

Após o período de aproximadamente 3 semanas a pequena muda poderá ser transplantada ao seu destino final. É preciso fazer a rega de modo a deixar a terra sempre úmida e nunca alagada.

Como plantar tomilho usando estacas?

O plantio através desse método consiste na utilização de um ramo de um tomilho já adulto para a geração de uma nova planta. Portanto, com o ramo desta erva em mãos mergulhe-o em um recipiente com água até que o seu plantio seja viável, ou seja, até que haja o surgimento de raízes. 

Como plantar tomilho: um tipo de tempero fácil de ser cultivado
Fonte: Faz Fácil

Feito esse processo é possível transplantá-lo para a terra. Mas atenção, durante as primeiras 4 semanas é preciso que o solo esteja úmido o tempo todo para permitir um bom desenvolvimento do tomilho.

Cuidados após plantar tomilho

Apesar da divergência quanto ao sabor da espécie, durante o plantio e cultivo elas são bem semelhantes. Assim como todas as plantas, o tomilho necessita de sol para realizar a fotossíntese e sobreviver.

Fonte: Revista Globo Rural

Porém, se desenvolve melhor em locais com incidência direta de luz solar, ou de no mínimo 4 horas por dia. Sendo assim, a iluminação é um ponto que deve ser levado em consideração ao escolher o local onde a planta será cultivada.

Solo

O tomilho consegue se desenvolver em solos que não tão ricos em nutrientes. Contudo, o seu crescimento não será tão bom quanto aqueles que são plantados em condições ideais. 

Como plantar tomilho: um tipo de tempero fácil de ser cultivado
Fonte: Ciclo Vivo

Para plantar tomilho é preciso que o solo tenha uma boa drenagem, principalmente se ela for plantada em vasos, afinal, o tomilho não necessita de muita água para sua manutenção. Caso o solo não seja capaz de drenar a água durante a rega ela não irá se desenvolver de forma adequada.

Poda

O tomilho é uma planta de longa duração e a colheita após o seu desenvolvimento pode ser realizada quando ela atinge 25 centímetros. Porém, o ideal é que esse processo seja feito com o auxílio de uma tesoura bem afiada, afinal ao arrancar as folhas a planta estará sendo danificada.

Fonte: Plantei

Curtiu esse post? Veja também como plantar orquídea.

Fontes: Plantei, Minhas Plantas, Ciclo Vivo, Hortas Info.

Imagens: Decor Fácil, JJ Alimentos, Armazém Cerealista, Minhas Plantas, Faz Fácil, Revista Globo Rural, Ciclo Vivo, Plantei.