Dicas

Como germinar sementes – Tipos de semeadura e plantas para semear

Uma das formas mais populares de propagar plantas é germinar sementes, para isso, alimentos ou outras plantas com sementes podem ser usadas.

Por Rafaela de Almeida

Cultivar alimentos e plantas em casa pode ser uma alternativa, não somente de lazer, mas de produzir, por exemplo, o próprio alimento de forma orgânica e econômica. Por isso, uma das formas de propagar as espécies é germinar sementes ou fazer mudas a partir das plantas que você possui em casa.

Além disso, não é necessário possuir um espaço muito grande em casa para ter plantas. Algumas espécies podem ser facilmente cultivadas em casa em vasos ou recipientes como garrafas, latas, ou qualquer recipiente que comporte o tamanho da planta.

As plantas com sementes são fáceis de replantar. Por isso, a probabilidade de germinar as sementes e elas crescerem é grande. Antes de usar as sementes, esteja ciente das necessidades que a planta possuirá após ser plantada.

Como germinar sementes: formas de semeadura

Existem duas formas de germinar as sementes e fazer a semeadura: direta e indiretamente. No processo de semeadura direta, as sementes são colocadas no local definitivo, sem antes ter que passar por uma semeadeira ou berçário, por exemplo.

Como germinar sementes: tipos de semeadura e plantas fáceis de semear
Fonte: Social Bauru

Enquanto a semeadura direta é feita propriamente no vaso definitivo, a semeadura indireta requer um berçário. O berçário funciona como estufa para germinar as sementes. Dessa forma, sementes que precisam de mais umidade podem ser colocadas em recipientes como caixas de ovos ou sementeiras, desde que haja furo no fundo deles.

De modo geral, para germinar sementes basta cultivá-la em solo fértil e úmido, respeitando o tempo de exposição solar e a quantidade de água. Dessa forma, ao fazer a rega tome cuidado para não encharcar o solo.

Além disso, para criar o aspecto de estufa para a sementeira, é possível utilizar plástico filme cobrindo-as. Assim, faço furos no plástico e o coloque cobrindo as sementes que foram recém-plantadas.

Como germinar sementes: frutas

Preparamos uma lista de como germinar sementes de algumas frutas muito comuns e que são consumidas e encontradas com facilidade por todo país.

Abacate

O abacate é uma fruta muito consumida pelo país. Além de ser encontrada com facilidade por feiras e mercados, também pode ser cultivada com facilidade em casa.

Fonte: Ciclo Vivo

Dessa forma, para plantar a semente de abacate antes é preciso lavar e retirar a película que envolve a semente. Feito isso, prepare um recipiente e encha-o com terra, colocando a parte mais reta da semente para baixo, sem tampar a semente por completo. Assim, basta deixar o recipiente em local arejado e regar algumas vezes na semana.

Como germinar sementes de mamão

O mamão, assim como o abacate, é uma fruta fácil de ser encontrada. Para germinar sementes de abacate retire de seu interior, lave e deixe que elas sequem à sombra. Depois de secas basta colocá-las em um recipiente com substrato preparado propriamente para a espécie e esperar que ela se desenvolva.

Como germinar sementes: tipos de semeadura e plantas fáceis de semear
Fonte: Tricurioso

Manga

Assim como o abacateiro, o pé de manga costuma se desenvolver com facilidade em ambientes com muito espaço, por isso, ao plantar uma mangueira esteja ciente de sua necessidade por espaço para se desenvolver.

fonte: Ana Maria Uol

Dessa forma, retire a semente do interior da polpa da fruta e coloque-a em um recipiente já preparado com substrato para receber a semente. Abra um buraco que acomode a semente por completo e cubra com terra. Feito isso, regue regularmente e deixe em local iluminado.

Germinar sementes de melancia pode ser muito simples

Para germinar sementes de melancia primeiro retire as sementes, um palito pode ser usado para facilitar o processo. O espaço ideal para cultivar melancias devem ser, de preferência, jardins. Isso porque as frutas são pesadas para serem cultivadas em vasos. Para germinar basta preparar o solo e colocar as sementes.

Como germinar sementes: tipos de semeadura e plantas fáceis de semear
Fonte: Diário do Nordeste

Tomate

Outro fruto muito popular e fácil de cultivar é o tomate. Para germinar sementes de tomates é necessário retirá-las da polpa e deixar que elas sequem para replantá-las.

Fonte: Blasting News

Assim, podem ser colocadas em sementeiras, que podem ser caixas de ovos, por exemplo, até nascerem os primeiros brotos. Dessa forma, quando as primeiras folhas aparecerem pode ser remanejado para o recipiente definitivo.

Gostou desse post? Veja como plantar sálvia.

Fontes: Green Power, Ciclo Vivo, Hypeness.

Imagens: Im Grower, Rodeo West, Social Bauru, Ciclo Vivo, Tricurioso, Ana Maria Uol, Diário do Nordeste, Blasting News.