Como Plantar

Como plantar limão – Fazendo plantio com sementes ou enxertia

Existem algumas formas de plantar limão e ambas são simples: sementes ou enxertia podem ser usadas para isso e funcionam bem.

Por Rafaela de Almeida

O limão é uma fruta utilizada com frequência na culinária brasileira. Porém, as vantagens de se ter um limoeiro não está só em poder usufruir do seu gosto azedo, é possível utilizar as cascas e até mesmo a sua folha. Mas como plantar limão?

Essa árvore é geralmente cultivada em pomares ou jardins, mas, apesar de não ser vista com frequência em vasos, também é possível cultivá-lo dessa maneira. Isto é, desde que seja com as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Formas de plantar limão

Existem duas formas de se multiplicar essa planta. A primeira, pela dispersão de sementes, ou por enxertia, processo que consiste no agrupamento de plantas diferentes para que elas cresçam como uma só.

Como plantar limão: fazendo o plantio com sementes ou enxertia
Fonte: Rio Mar Recife

Na dispersão de sementes o ideal é procurar por limões orgânicos para a obtenção dos caroços. A utilização do limão orgânico é interessante devido à certeza de que essas sementes poderão se desenvolver.

Pois, quando se trata de um limão transgênico, muitas vezes as sementes podem ser estéreis ou necessitar de cuidados especiais quanto à utilização de agrotóxicos, ou adubação.

Como preparar as sementes para plantar limão?

Encontrado o limão orgânico, separe seis recipientes que tenham em média 8 centímetros de altura e diâmetro. É importante que esses recipientes tenham furos na parte inferior. Faça um buraco que possua 5 centímetros de altura e 2 centímetros de largura. A terra indicada para realizar esse processo é a terra preta.

Fonte: SINAVIMO

Pegue as seis maiores sementes de três limões e deixe-as úmidas, utilizando um algodão molhado. Feito isso, basta colocá-las nos buracos que foram feitos, cobrir com terra e umedecer com água, sem alagar para que as sementes não apodreçam.

Agora é só cobrir esses recipientes com filme plástico, além disso, este precisa ser furado com o auxílio de um palito de dente. Agora basta regar todos os dias sempre que a terra estiver seca. Com o passar do tempo e as mudas já possuírem raízes, é só escolher a que esteja maior e mais resistente para que ela seja plantada no solo ou em um vaso maior.

Como plantar limoeiro em vasos?

Um dos pontos cruciais para plantar limão e o desenvolvimento do limoeiro é referente ao tamanho do vaso, afinal ele precisa de espaço para o crescimento de suas raízes. Por isso, vasos que comportem 25 litros ou mais são os indicados.

Como plantar limão: fazendo o plantio com sementes ou enxertia
Fonte: Bonde

É preciso que esse vaso tenha uma camada de drenagem, seja com cascalhos de telha ou brita. Isso porque, se a terra estiver muito molhada, pode levar ao apodrecimento da raiz e por consequência a morte do limoeiro.

Cuidados após plantar limão

O limoeiro não é uma planta tão exigente em relação ao solo, basta que ele seja profundo o suficiente para o desenvolvimento de suas raízes. Uma boa prática é a de que o buraco cavado necessita de 50 centímetros tanto em profundidade quanto em largura. 

Fonte: Portal do Jardim

Agora, é só pegar a muda que contém uma parte da terra de onde ela foi desenvolvida atrelada à raiz e plantá-la na exata posição que estava no recipiente. Nesse primeiro momento é preciso que o solo esteja úmido.

Luminosidade e clima

Para plantar o limão e fazer com que o limoeiro se desenvolva da melhor forma possível, é preciso que ele esteja em um local onde receba bastante luz solar. O clima ideal, para o amadurecimento dos limões e o crescimento da árvore, é aquele que tenha temperaturas mais elevadas. 

Como plantar limão: fazendo o plantio com sementes ou enxertia
Fonte: Decor Fácil

No entanto, é necessário destacar que, para o seu plantio, é recomendado que seja feito durante as épocas onde o volume de chuva é maior. E, se possível, o melhor momento para realizar o plantio é quando o sol não está tão presente.

Rega

Em síntese, tenha sempre em mente que em quantidades exageradas a água será responsável por afetar negativamente o seu limoeiro. 

Fonte: Metrô FM

Por fim, quando plantadas em vasos é preciso manter o seu solo sempre úmido, por isso, a realização da rega uma vez ao dia é o suficiente. Porém, em momentos em que o clima esteja mais frio como no inverno, é preciso diminuir a frequência de rega.

Então, curtiu esse post? Conheça também a fitônia.

Fontes: Ecycle, Plantei, Zap Imóveis.

Imagens: Growth, Alto Astral, Rio Mar Recife, SINAVIMO, Bonde, Portal do Jardim, Decor Fácil, Metrô FM.