Para fazer a adubagem do solo é possível usar compostos orgânicos, como restos de frutas, legumes e verduras e até cascas de ovos. A casca de ovo nas plantas pode ajudar na produção de cálcio, já que as cascas têm 40% de sua composição feita desse nutriente.
Apesar da terra do solo por si só ser capaz de gerar nutrientes suficientes para o cultivo das plantas, ela também pode fornecer inúmeros outros se for adubada corretamente.
Para fazer o uso da casca de ovo nas plantas é preciso seguir algumas recomendações. Isso porque, se o uso for feito de maneira incorreta pode acabar prejudicando o crescimento da planta, ao invés de ajudá-la em seu desenvolvimento.
Assim, a melhor forma de saber se a sua planta precisa de outros nutrientes é sempre observar o aspecto das folhas, das flores, do caule e da terra. O maior indicativo de que as plantas estão com o solo prejudicado, por conta da falta de cálcio, é notar as folhas amareladas.
Além de fazer a reposição pela falta de cálcio, a casca de ovo pode ser sempre usada para que isso não aconteça. Dessa forma, pode ser adicionada no solo pelo menos uma vez no mês.

Para que serve a casca de ovo nas plantas?
Além de ser rica em cálcio, a casca de ovo também possui outros nutrientes, como magnésio e potássio. Essas substâncias são essenciais no desenvolvimento da planta. Além de acelerar o crescimento, também são responsáveis por fortalecê-la.
O cálcio contribui para o fortalecimento e rigidez ao longo do crescimento da planta. O potássio é responsável por fazer com que a planta dê frutos e flores, consequentemente, age também no desenvolvimento dos açucares e do amido presentes nas plantas.
Por fim, o magnésio presente na casca do ovo faz com que as cores das folhas se formem, agindo na clorofila.

Receitas de como usar as cascas no solo
Apesar do uso da casca de ovo nas plantas ser muito fácil, não é simplesmente jogá-la no solo. Existem formas de preparar as cascas para que elas se tornem, de fato, um bom substrato.
Ou seja, elas precisam adentrar na terra de forma mais efetiva, apenas colocá-la na planta vai demorar muito para que os nutrientes sejam absorvidos.
Nesse sentido, existem recitas que contribuem para o melhor aproveitamento deste adubo orgânico, como:
Farinha de casca de ovo
A forma mais conhecida de utilizar as cascas de ovo nas plantas é fazer farinha. Para isso, seque as cascas, de preferência na sombra, já que a luz do Sol pode fazer com que a casca perca parte do nitrogênio.
Após a seca completa das cascas, bata-as no liquidificador. Depois de serem moídas, a casca vai formar uma farinha que pode ser armazenada em um pote de vidro.

A farinha da casca pode ser aplicada diretamente no solo da horta, mas é preciso se atentar à quantidade de farinha relacionado ao tamanho do canteiro ou do vaso.
As medidas da farinha podem ser feitas por colheradas. Logo, para jardins maiores ou canteiros, pode-se aplicar uma colher de sopa de farinha no solo. Para vasos, o ideal é que a colherada seja menor, de preferência uma colher de chá, dependendo do tamanho do vaso.
A casca de ovo nas plantas pode acabar prejudicando algumas espécies. Por isso, evite colocar em azaleias, gardênias, plantas carnívoras.
Além disso, vale lembrar que algumas plantas não podem ter o solo alcalino. A aplicação da farinha deve ser feita com intervalos de 30 à 40 dias. Por fim, caso prefira fazer em intervalos menores, basta diminuir a quantidade da farinha por colher.
Solução líquida de cálcio para as plantas
Outra forma de usar a casca de ovo nas plantas como fonte de cálcio é preparar uma solução líquida a partir da combinação da casca de ovo com o vinagre.
Para preparar a solução é preciso secar as cascas sem a película interna, que podem secar na sombra. Caso as cascas estejam presas, podem ir ao sol com vinagre e um recipiente de vidro. O vinagre pode ser preferencialmente de maçã.
Depois que as cascas estiverem secas, amasse-as para que elas fiquem em pedaços maiores. Após quebrar um pouco das cascas, coloque-as para cozinhar por alguns minutos, de 15 a 20 são o suficiente. Em seguida, deixe as cascas esfriarem para continuar a preparação. Assim que as cascas esfriarem, junte-as com o vinagre no pote de vidro.

As medidas de vinagre devem ter a proporção de 1:3, isto é, se o volume de cascas de ovo são aproximadamente 50 ml, adicione 150 ml de vinagre no pote. O vinagre é sempre o triplo do volume de cascas.
Modo de preparo
Depois de fazer a mistura de cascas e vinagre, tampe o recipiente com um pano, para que a mistura possa expelir os gases, ou não enrosque a tampa por completo. Deixe o pote em local arejado, que não tenha contato com o sol diretamente, mas que tenha contato com a luz indiretamente.
Para a solução ficar pronta, deixe ela descansar por alguns dias, em aproximadamente duas semanas pode ser utilizada. Caso também queira, pode adicionar vinagre ao longo do uso.
Para usar a solução de casca de ovo nas plantas, o ideal é que ela seja diluída em água de tempos em tempos, pelo menos uma vez ao mês. Por fim, faça a aplicação junto à água da rega.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar alecrim e cactos.
Fontes: GreenMe, GShow, Gazeta do Povo, Ovo.
Imagens: Vamos Comer Melhor, Ciclo Vivo, YouTube, Planta Sonya, Vix.