Dicas

Borrifar água nas plantas – Como regar e aumentar a umidade do solo

Apenas borrifar água nas plantas não é o suficiente para garantir que umidifique o solo. Conheça algumas dicas para a hora da rega.

Por Rafaela de Almeida

-

Muitas pessoas acabam usando como alternativa de rega o ato de borrifar água nas plantas. Isso porque, muitas vezes, o borrifar é mais prático e mais rápido do que parar para regar todas as plantas em casa. Contudo, existem algumas considerações a serem feitas ao borrifar água nas plantas, tanto no solo, quanto nas folhas.

O principal motivo que leva as pessoas a borrifarem água nas plantas acontece para tentar aumentar a umidade no solo, o que não ocorre de fato. A água evapora muito rapidamente das folhas, além de não penetrar o suficiente na terra.

Deve existir um equilibro em relação à água na terra. Algumas espécies de plantas não precisam ser regadas com constância, como os cactos, ou as suculentas, enquanto outras precisam que o solo esteja sempre úmido.

O solo, tanto do vaso, quanto em jardins, não pode ficar encharcado sob nenhuma hipótese. O solo encharcado pode comprometer a saúde das plantas.

Como aumentar a umidade das plantas

Borrifar água nas plantas: ajuda a aumentar a umidade do solo?
Fonte: Casa UmComo.

Não é recomendado que as regas sejam substituídas apenas por borrifar água nas plantas. Isso porque, as plantas têm necessidades diferentes.

De modo geral, a maioria das plantas cultivadas no Brasil, e as mais populares, precisam de solo úmido, já que o clima predominante é tropical

O ato de borrifar pode ser um complemento de fazer a rega. Assim, quando o clima estiver muito seco e a rega já tiver sido feita, você pode optar por borrifar um pouco de água nas folhas e no solo, sempre sem encharcar a terra.

Outra ação que pode ser tomada para aumentar a umidade é colocar os vasos de outras plantas pertos um do outro, fazendo com que se crie um microclima.

Além disso, ao invés de borrifar água nas plantas, pedras de gelo podem ser colocadas no vaso, sempre tomando cuidado com os focos de mosquitos da dengue.

Algumas circunstâncias podem influenciar na hora da rega, como o tamanho dos vasos e das plantas, por exemplo. Além disso, as plantas menores precisam ser regadas mais vezes já que o solo tem menos espaço para reter a água.

Colocar água nas plantas

Ao fazer a rega, garanta que a água tenha passado por todo o solo. Uma forma de ter certeza disso é observar o prato colocado abaixo do vaso ou, se a planta estiver no solo, sinta com as mãos que o solo está úmido o suficiente, sempre se atentando para não encharcá-lo.

Outra coisa que pode ajudar a manter a rega das plantas em dia são os vasos auto irrigáveis, eles ajudam a manter o solo úmido e garantem que a água seja o suficiente para a planta.

Fonte: Obvious

Uma alternativa um pouco mais barata de borrifar água nas plantas, e também sustentável, é reaproveitar garrafas pets para fazer a rega quando você não puder. É muito simples, basta encher a garrafa e virá-la com a boca para baixo no solo ou no vaso. A água vai saindo de forma gradativa na terra garantindo a umidade do solo.

Borrifando água nas plantas

A melhor forma de cuidar das plantas é sempre fazer a rega. O solo precisa estar sempre nutrido, seja por água, por substratos na terra, bem como pelo Sol e a luz.

Além disso, para colocar a água nas plantas, observe a altura da água em relação ao vaso ou ao canteiro do jardim.  Evite o contato da água muito forte da mangueira nas folhas, pois isso pode fazer com que elas acabem sendo danificadas no ato da rega.

Vaso auto irrigável – Fonte: Desirena

Além disso o horário mais adequado para regar as plantas é o período do dia em que há menos sol. Isto é, os horários em que o pico de luz solar são mais intensos, no meio da tarde por exemplo, são menos recomendáveis. O melhor horário é pela manhã ou no fim da tarde.

O que achou da matéria sobre borrifar água nas plantas? Se gostou, confira também: Como plantar girassol – Cuidados e maneiras de cultivar no jardim

Fontes: Cultivando, Estado de Minas Lugar Certo.

Imagens: Casa UmComo, Unitins, Obvious, Desirena.