Ao executar um projeto de paisagismo, ou até mesmo cultivar plantas no quintal de casa ou em apartamento, é preciso buscar quais tipos são ideais para os ambientes. O primeiro passo é levar em consideração quais são as plantas resistentes ao Sol, caso a ideia seja cultivar em lugares abertos e ventilados.
Apesar de precisarem da luz do solar, algumas plantas não necessitam de luz durante todo o dia e podem receber luz indireta, enquanto outras são plantas resistentes ao sol.
Existem alguns tipos de plantas que se adaptam melhor em ambientes externos, frequentemente cultivadas em jardins e que recebem muita luz. Enquanto algumas plantas são ótimas para decorar os cômodos dentro de casa e podem ficar na sombra.
Se você está pensando em plantar, conheça algumas espécies de plantas resistentes ao sol que você pode ter em casa e quais os cuidados necessários para mantê-las.
Plantas resistentes ao Sol
Existem diversas plantas resistentes ao Sol. Pensando nisso, listamos algumas dão espécies mais procuradas para decorar aqueles espaços que recebem luz solar de forma direta.
1 – Cacto
A primeira das plantas resistentes ao Sol é o cacto. Os cactos são ótimas opções para quem está começando a plantar em casa. Isso porque, são muito fáceis de serem cuidados, além de muito resistentes a sol.
Existe uma infinita variedade de tipos e tamanhos, não exigem cuidado constante, já que mantêm a água em seus tecidos, e adoram receber luz solar.
Além disso, se adaptam à cômodos que não recebem muita luz solar ou também podem ser cultivados em vasos menores próximos à janelas.

2 – Buxinho
Usado em muitos jardins, o Buxinho é uma planta de arbusto bem volumosa, que permite ser moldado facilmente, sendo uma das plantas resistentes ao Sol.
Dessa forma, é muito utilizado em projetos de paisagismo em vasos ou plantadas no chão em todo o mundo. Portanto, se sua busca é por charme, o buxinho é indispensável.
Essa é uma planta que não requer muita manutenção, se adapta à muitos ambientes, principalmente aos externos com contato a sol. Logo, é muito versátil para decorar.

3 – Cica
A Cica é uma planta parecida com uma palmeira, por conta das folhas longas que, quando unidas, formam um galho maior. É ideal para jardins que remetem à ambientes tropicais, podendo ser cultivadas próximas a piscinas. Além disso, também servem de ornamento.
Quando maiores, podem chegar à dois metros, formando uma grande sombra por conta dos arbustos. Sendo assim, o ideal é que seja cultivada no chão, porém pode ser plantada em vasos maiores quando muda jovem.

4 – Piteira
A Piteira está entre as opções de plantas resistentes ao Sol, sendo também uma opção de planta ornamental. Suas folhas lembram as folhas da espada de são-jorge. Entretanto, seu interior é verde claro e não são tão rígidas.
É uma planta muito resistente a sol e que não se desenvolve tão bem em regiões de clima frio. Suas folhas podem atingir quase dois metros de altura. Dessa forma, são excelentes para serem utilizadas como plantas ornamentais.

5 – Babosa
Babosa, também chamada de aloe-vera, é uma planta muito utilizada para fins cosméticos e medicinais, com princípios cicatrizantes e cheiro muito característico.
Sendo assim, geralmente seu cultivo é feito para uso. Extremamente adaptável, é uma planta que exige poucos cuidados, já que se desenvolve tanto em regiões com clima frio, quanto em ambientes secos e quentes.
Suas folhas com interior gelatinoso podem chegar até noventa centímetros de altura, sendo assim uma das plantas resistentes ao Sol.

6 – Agave
A agave é uma planta muito comum no Brasil, utilizada em jardins como plantas ornamentais. Contudo, seu cultivo não deve ser próximo à lugares em que haja grande circulação de pessoas. Isso porque, suas folhas apresentam espinhos agudos nas pontas e podem ferir.
Dessa forma, é melhor que o cultivo seja feito em lugares amplos e não estreitos. As folhas os arbustos da agave podem chegar até dois metros de altura.

7 – Espada de São-Jorge
Frequentemente encontrada em lares brasileiros pela crença de proteção, a espada de são-jorge é uma planta facilmente cultivada em jardins, além de ser uma das plantas resistentes ao Sol.
Apresentando folhas grossas e muito resistentes, não requer cuidados muito caprichosos. Dessa forma, é uma das plantas resistentes ao luz solar e que pode ser plantada no chão ou ser utilizada como ornamentos em vasos.
Além disso, é um tipo de planta que se espalha muito rápido quando plantada sem delimitação. Sendo assim, exige que seja feita sempre a poda de folhas que se excedem.

8 – Espadinha
Uma espécie de variação da espada de são-Jorge, a Espadinha é um pouco menor. É facilmente confundida com a espada de são-Jorge, contudo não tão conhecida quanto.
Se desenvolve muito bem em ambientes secos e são plantas resistentes ao sol. Dessa forma, não requer uma rega constante e suas folhas também precisam ser retiradas caso excedam.

9 – Espada larga
Suas folhas são mais largas e não apresentam manchas brancas, apenas um verde claro. É uma planta rígida e que não cresce bastante.
Excelente para decorar ambientes que pegam muita luz do sol, ou ainda ser plantada em jardins. É preciso que seja feito o arranque das folhas que já não estão tão firmes quanto às outras.
Além disso, a rega não precisa ser constante, já que a planta se desenvolve em ambientes mais secos.

Plantas resistentes a Sol – Flores trepadeiras
Dentre as opções de plantas resistentes ao Sol, temos as flores trepadeiras. Confira:
10 – Alamanda
Muito comum no país, a Alamanda é uma trepadeira com flores amarelas vibrantes que se espalham com rapidez. Dessa forma, é muito usada como decoração em muros e pergolados.
Portanto, é uma planta ideal para ambientes externos, onde pode se desenvolver. Além disso, precisa apenas de um solo bem drenado e luz solar. Durante seu crescimento pode ser amarrada para se desenvolver verticalmente também.
Portanto, a rega pode ser feita de forma regular durante os períodos mais quentes do ano, já que é uma das plantas resistentes ao Sol.

11 – Primavera
Assim como a Alamanda, a Primavera é uma planta trepadeira muito comum no país, floresce no verão e na primavera. Assim, é uma das plantas mais resistentes a Sol, durante todo o ano.
A Primavera é uma das plantas resistentes ao sol que não requer muitos cuidados. Sendo assim, a rega pode ser feita quando for percebido que o solo está seco. Para se desenvolver, o recomendado é que a planta tenha apoio vertical.

Plantas resistentes a sol usadas como cerca-viva
Dentre as plantas resistentes ao Sol, e que são utilizadas como cerca-viva, temos:
12 – Clúsia
Mais comuns em ambientes externos, a clúsia é uma planta com folhas grossas e pequenas de tom verde escuro.
Em ambientes maiores e que podem se desenvolver, os arbustos chegam a seis metros de altura. Em estações mais quentes, como na primavera, ou no inverno do Brasil, a clúsia floresce minúsculas flores brancas. Também é muito usada como cerca viva.

13 – Murta
Assim como a clúsia, a Murta é muito utilizada como cerca viva. Sua folhagem também é de verde escuro intenso e, na primavera, também florescem flores brancas.
Frequentemente, se encontra na região sul do país, embora seja uma das plantas resistentes ao sol.

14 – Evônimo
Assim como a murta, o evônimo é uma planta comumente usada como cerca viva. Suas folhas apresentam um degrade de cores verdes e também são menores. Também se desenvolve em climas frios, apesar de gostar de luz solar direta.

Flores resistentes a sol
Além das plantas resistentes ao Sol, também existem diversas flores que resistem bem aos raios solares. Por exemplo:
15 – Verbena
A Verbena é uma flor, assim como as outras flores resistentes a sol, que florescem durante todo o ano, principalmente na primavera e no verão.
É muito usada no desenvolvimento de remédios naturais fitoterápicos, além de ser delicada e ter um cheiro suave característico. Não são plantas altas, seus arbustos não passam de trinta centímetros.
Durante seu cultivo, é ideal que ela esteja ao Sol e que sua rega seja feita diariamente, porém com pouca água.

16 – Gerânio
Outra flor muito comum em jardins é o gerânio. Suas flores são pequenas e juntas formam um buquê circular. É uma planta resistente ao sol, mas que floresce melhor em ambientes não muito ventilados.
Ventos fortes podem afetar seu desenvolvimento. A rega precisa ser feita de maneira regular, porém não diariamente. Dessa forma, o ideal é que seja feita, pelo menos, três vezes na semana, sempre que perceber que o solo está seco.

Outras plantas resistentes ao Sol que você pode gostar
Além das plantas e flores já citadas, você também pode gostar das seguintes plantas resistentes ao Sol:
17 – Maria sem-vergonha
Da mesma forma que o gerânio, essa é também uma flor resistente a sol encontrada em muitos jardins pelo país. Floresce o ano todo se estiver em um ambiente ensolarado.
Além disso, gosta de solos úmidos. Portanto, sua rega deve ser feita diariamente e, se cultivada em vasos, o ideal é que estejam sempre próximas a luz solar. Suas flores não atingem grandes alturas, podendo chegar até sessenta centímetros.

18 – Plantas resistentes ao Sol – Begônia
De flores pequenas, a begônia forma um pequeno arbusto que apresenta muitas cores. Para florescer, o ideal é que seja plantada em solo drenado, onde se adapta há ambientes com claridade. Porém, se desenvolve melhor ao sol.
São conhecidas por serem flores ornamentais de fácil cuidado e manutenção. Portanto, o ideal para que ela fique florida e não murche é fazer a rega sempre que perceber que o solo está seco, pois ele precisa estar úmido com frequência.

Plantas exóticas resistentes a Sol
Dentre as plantas exóticas que são resistente a Sol, podemos citar:
19 – Rosa do deserto
Uma das plantas mais diferentes e resistentes a sol, a rosa do deserto tem um aspecto muito característico. Dessa forma, muitas pessoas cultivam a rosa do deserto como planta exótica também.
As raízes dessa planta ficam visíveis na superfície, assim se cria uma espécie de tronco até as suas flores. A rosa do deserto pode ser encontrada em muitas cores, até mesmo tons mais escuros, como o preto.
Apesar de ser uma das plantas resistentes ao sol, é preciso que sua rega seja constante. Porém, a quantidade de água no solo não pode exercer o limite, até que o deixe encharcado. Além disso, são cultivadas em vasos, ao invés de serem plantadas no chão.

20 – Plantas resistentes ao Sol – Ave do paraíso
Conhecida por ser uma planta exótica, a ave do paraíso é muito usada como planta ornamental. Assim, sua beleza está nas folhas coloridas e diferentes que lembram uma bananeira e um pássaro de asas abertas.
Os principais cuidados consistem em regas regulares, ou seja, o solo precisa estar sempre úmido. Portanto, o ideal é, assim que for percebido que o solo está seco, regar até que fique úmido. Dessa forma, quando o clima estiver um pouco mais úmido, as regas podem diminuir de frequência.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Plantas que precisam de pouca luz para começar o seu jardim
Fontes: Casa de Irene, Viva Decora.
Imagens: Viva Decora, Bom Dia Feira, Thaisa Dalmut, Sei Eventos, Garden Mania, Veja, Casa UmComo, Casa e Jardim, Faz Fácil, Pinterest, WeMystic, Enciclopédia Global, Alô Alô Bahia, Plantas e Flores, Minhas Plantas, Vale Verdejante, Mercado Livre, Pixabay.