Ter plantas em casa pode tornar seu lar mais vivo e cheio de personalidade. Porém, para quem ainda não tem experiência com jardinagem, cuidar de uma planta pode ser um desafio; especialmente para quem recebe pouca luminosidade dentro de casa. Entretanto, existem muitas espécies de plantas que precisam de pouca luz e algumas podem até sofrer se receberem muita luz solar.
Além de serem mais simples de cuidar, muitas dessas plantas têm a capacidade de purificar o ar do ambiente e são excelentes como ornamentação! Por isso, nós preparamos uma pequena lista com plantas que precisam de pouca luz e são de baixa manutenção!
Plantas que precisam de pouca luz
Sombrinha Chinesa
Esta planta recebe esse nome em referência ao formato de suas folhas. Original de Madagascar, prospera em meia-sombra, pouca luz e é também versátil quanto ao pH do solo. Suas folhas são perenes e sempre verdes. Portanto, para manter esse aspecto saudável, é recomendado que as folhas velhas sejam arrancadas. Outra dica importante é posicionar seu vaso sobre uma bandeja de água, porque esta planta precisa de substratos sempre úmidos.

Palmeira de Salão
Também conhecida como Camedórea-elegante, esse tipo de palmeira é ótima para quem quer unir uma planta à decoração. Originária da América Central, essa é uma das famosas plantas de meia-sombra porque o contato direto com a luz do sol pode queimar suas folhas. Seu substrato deve ser rico em matéria orgânica e regado com frequência. Além disso, uma boa dica é fertilizá-la mensalmente nos meses quentes.

Café de Salão
Esta planta é excelente para quem é iniciante, pois demanda pouca manutenção. Além disso precisa de ambientes que sejam sempre quentes, porque não suportam o frio. De origem asiática, deve ser cultivada sempre à sombra, em pouca luz. Suas flores são delicadas e vão adicionar beleza à sua decoração!

Pau d’água
Esta planta de origem africana é arbustiva e muito usada na decoração de interiores, pois é muito resistente em ambientes internos. Deve ser cultivada em pouca ou meia luz, e em solo fértil. Além de ser fácil de manter e uma bela ornamentação, também é indicada para a purificação do ar.

Costela de Adão
Esta planta é muito famosa, pois tem uma beleza única! É de origem mexicana e, por isso, prefere ambientes quentes. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e sempre a meia-sombra e pouca luz. Também ajuda a purificar o ar! Para manter suas folhas verdes e brilhantes, ela precisa ser regada regularmente.

Outras plantas de meia-sombra que você precisa conhecer
Clorofito
Esta planta tem origem africana, mas é muito comum no Brasil. Também conhecida como gravatinha, ela é de fácil cultivo porque exige pouca manutenção. Sobrevive em ambientes externos ou internos, mas, nesse caso, deve ser mantida a meia-sombra. O clorofito consegue sobreviver a curtos períodos de seca, porque suas raízes são grossas e armazenam muita água e nutrientes.

Caetê redondo
Esta planta é naturalmente brasileira e vem da Mata Atlântica. Seu cultivo deve ser feito em solo rico em matéria orgânica. Para prosperar, o caetê precisa de luz difusa. Por ser típica de um ambiente tropical, não suporta o frio e baixa umidade, por isso é importante que não seja criada em ambiente com ar condicionado ou muito vento. Para mantê-la sempre bela, uma boa dica é regá-la com água da chuva.

Samambaia
Outro exemplo de planta que precisa de pouca luz é a samambaia. Muito popular no Brasil, as samambaias preferem luz difusa ou meia-sombra. Costumam ser usadas na decoração de ambientes internos, porque são volumosas e têm uma bela textura. Estas plantas não sobrevivem em ambientes frios e devem ser regadas com frequência, pois são originais de ambientes tropicais. Ou seja, são acostumadas a lugares quentes e úmidos. Para mantê-las sempre belas e vívidas, recomenda-se fertilizações foliares ricas em nitrogênio.

Espada-de-São-Jorge
Outra planta muito comum no Brasil, a espada-de-são-jorge tem origem africana e é extremamente resistente, pois demanda pouca manutenção. Essa espécie é muito boa para ter em casa, porque tem a habilidade de purificar o ar. Também é uma das mais famosas plantas de meia-sombra, e é resistente ao frio e a períodos de seca, mas seu crescimento é lento. Supersticiosos acreditam que ela afasta a inveja e o mau-olhado.

Lírio-da-paz
Esta planta é comumente cultivada em ambientes fechados porque exige pouca luz e baixa manutenção. Por isso, seu crescimento é rápido e as suas flores brancas representam a paz. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e deve ser regada frequentemente.

E então, quantas dessas plantas de meia-sombra você já conhecia? Tem alguma delas em casa? Não deixe de nos contar suas experiências e preferências nos comentários!
E, se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir ainda: Como plantar alho.
Fontes: Jardineiro
Imagens: Center of the Webb, Arena Flowers, Bakker, Selvvva, Plant and Pot, La Plante qui Pousse, Charleston Flower Market, Criativa Plantas, Give me Design, Universa