Espécies

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa

As plantas pendentes de sol são ótimas alternativas para a decoração de espaços que recebem bastante luz solar durante o dia.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas se tornaram populares como item de decoração e uso em projetos de paisagismo. Além disso, muitas espécies tornaram-se itens de desejo por muitos, algumas possuem criadores dedicados, inclusive. Existem muitos tipos de plantas, algumas são ótimas para ter em casa, dentro ou fora. As plantas pendentes de sol podem ser opções para esse cultivo, por exemplo.

No geral, existe uma grande diversidade de plantas pendentes de sol, embora muitas sejam populares. Algumas plantas cultivadas em solo podem também ser facilmente cultivadas de forma suspensa. Dessa forma, as mais indicadas para serem cultivadas em sol pleno são espécies mais resistentes e que suportam longos períodos de luz direta.

Plantas pendentes de sol ideais para a sua casa

Plantas pendentes de sol exigem cuidado para não amarelarem ou secarem, por isso, também é importante observar seu conjunto de necessidades. Isto é, cuidados como rega e solo adequado devem ser levados em consideração quando adquirir uma planta de sol pleno.

Dentre as espécies de plantas pendentes de sol temos:

Amarelinha

Assim como seu nome sugere, a amarelinha é uma flor pequena de tons em amarelo alaranjado. Essa espécie é originalmente encontrada na África, mas pode ser cultivada facilmente em outras regiões. É uma planta pendente de sol muito volumosa, ótima para a decoração de varandas, por exemplo.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Tropical Estufas

Lotus Berthelotti é uma planta pendente de sol rara

Esse tipo de planta pendente de sol é um tanto quanto raro, está praticamente extinta na natureza, mas pode ser encontrada em criadores específicos. Assim como a amarelinha, também é uma planta bastante volumosa e comumente utilizada na decoração de ambientes mais diferentes, devido seu visual.

Fonte: Jardinitis

Erva-da-graça

A erva-da-graça é um tipo de planta pendente de sol de pouco volume, embora possa atingir até 6 centímetros de altura. Além disso, é uma opção de forração para solo também. São ótimas se cultivadas de forma suspensa ou em terra, pois se espalham facilmente. Apresenta pequenas flores brancas no topo e são de fácil cultivo.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Chá Benefícios

Calibrachoa

A calibrachoa é uma planta de sol com flores muito apreciadas em regiões de clima ameno, embora sejam cultivadas sob sol pleno. Além disso, suas flores podem ser coloridas desde o rosa ao roxo. O solo para o cultivo deve ser úmido e rico em material orgânico e nutrientes.

Fonte: Wikipedia

Flor canhota

A flor canhota leva esse nome por conta da formação de suas folhas, que se assemelham a mãos minúsculas. Além disso, podem ser cultivadas em vasos no chão ou de forma pendente. Assim como o solo da maioria dessas plantas, o solo da flor canhota deve ser úmido e rico em nutrientes.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Guia das Suculentas

Gerânio

O gerânio é uma planta muito popular por aqui. Seus vasos estão sempre cheios de flores coloridas e de cores vivas. Além disso, são plantas pendentes de sol fáceis de cuidar. Apesar de ser uma planta muito florida, o gerânio não exala perfume como a maior parte das outras flores.

Fonte: Tão Natural

Cacto-sianinha

O cacto-sianinha é um tipo de cacto com flores cor de rosa e que, assim como as orquídeas, crescem em troncos de árvores. Apesar de poder ser cultivada em locais sem iluminação frequente, podem facilmente ser encontradas em espaços com sol pleno.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Terral

Lobélia-azul é uma planta pendente de sol muito colorida

A lobélia-azul é uma flor de tom azulado, como seu próprio nome sugere. É um tipo de planta pendente de sol que pode ser cultivada em vasos suspensos ou de forma rasteira. Apesar da maior parte das lobélias-azuis serem azuis, existem várias cores, inclusive brancas e vermelhas.

Fonte: Melhor com Florais

Lambari

Outra planta pendente de sol é a lambari, uma planta de tom arroxeada com verde escuro. O visual dessa planta é muito desejado e possui caráter ornamental, utilizado para projetos de paisagismo e decoração. Além disso, também é considerada fácil de ser cultivada, pois não exige muitos cuidados.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: UOL

Batata doce ornamental é um tipo de batata considerada planta pendente de sol

Algumas batatas podem ser consideradas plantas pendentes de sol, embora possa não parecer. Isso porque algumas costumam ser cultivadas com facilidade em vasos, por exemplo. Apesar de possuírem algumas batatas, esses brotos não são recomendados para consumo, apenas como ornamento.

Fonte: Pinterest

Dedo de moça

A dedo de moça é uma suculenta também considerada uma planta pendente de sol. Por ser uma suculenta, não requer regas frequentes, mas é necessário solo drenado e exposição regular à luz solar. Além disso, sua coloração pode acabar mudando de tom para o vermelho.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Casa Vogue

Rabo-de-burro

A rabo-de-burro é uma prima próxima da dedo de moça. Ambas têm características semelhantes, inclusive a formação das folhas. Além disso, possui cuidados muito parecidos quanto à rega, solo e luz solar. Assim, também pode ser considerada uma planta pendente de sol.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Um Amor Suculentas

Begônia Asa de Dragão é um tipo de planta pendente de sol

A begônia asa de dragão possui flores de tom avermelhado, muito semelhante à begônia comum. Apesar de ser uma planta pendente ao sol muito resistente, pode ser cultivada até mesmo em regiões mais frias. Além disso, precisa de espaço para se desenvolver, logo, é indicado cultivá-la em vasos grandes.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Nô Figueiredo

Onze-horas

A onze-horas é uma planta muito popular pelo Brasil. É facilmente encontrada em canteiros e recebe esse nome por conta da sua principal característica, que é abrir as flores por volta desse horário. As flores florescem ao longo do ano com facilidade.

Fonte: Sítio da Mata

Petúnia

A petúnia também é um tipo de flor muito comum. É originalmente encontrada na América do Sul e suas cores podem ser bastante coloridas, desde o branco até o vermelho e o rosa. São plantas resistentes, mas exige atenção para o controle de pragas, pois podem se tornar sensíveis.

Plantas pendentes de sol: sugestões para a decoração suspensa
Fonte: Minhas Plantas

Curtiu esse post? Se você curtiu, confira também: Como plantar rosas.

Fontes: Selvva, Guia de Jardinagem.

Imagens: Brasília de Fato, Tua Casa, Tropical Estufas, Jardinitis, Chá Benefícios, Wikipedia, Guia das Suculentas, Tão Natural, Terral, Melhor com Florais, UOL, Pinterest, Casa Vogue, Um Amor Suculentas, Nô Figueiredo, Sítio da Mata, Minhas Plantas.