Espécies

Plantas para sala – Sugestões de espécies fáceis de manter em casa

As plantas para sala são muito comuns na decoração, além de serem boas opções para o controle da umidade e temperatura no ambiente.

Por Rafaela de Almeida

-

Opção leve e elegante para a decoração, o uso de plantas na sala é aderente a vários tipos de decorações e pode adaptar bem à realidade do ambiente sem que você precise fazer grandes mudanças. Além de deixar seu espaço mais harmonioso, muitas espécies comumente usadas na decoração de interiores são de fácil cultivo. 

Dessa forma, podem ser usadas em vasos pendentes, mesas de centro, ao lado dos sofás ou nos painéis de TV, as plantas para sala vão transformar seu ambiente. Contudo, antes de começar a decorar, é necessário atentar-se a alguns cuidados.

10 Espécies de plantas para sala

Ao escolher as espécies, certifique-se das condições que sua sala oferece, como luz natural ou luz direta do sol, são as condições ideais. Além disso, caso sua sala não receba iluminação natural, opte por espécies que irão se adaptar bem a tais condições.  

Sendo assim, algumas opções de plantas para casa são:

Fonte: Minha Casa

Jiboia

A trepadeira mais usada em ambientes internos, a jiboia cresce apoiada no vaso e se espalha à sua volta. Dessa forma, pode ser cultivada tanto à meia-sombra quanto com exposição direta ao sol, porém por poucos períodos durante o dia.

Além disso, são ótimas opções para decorar prateleiras, estantes ou locais suspensos. Isso porque sua forma pendente costuma crescer bastante.

Plantas para sala: sugestões de especies fáceis de manter em casa
Fonte: Jornal VS

Samambaias são uma opção de plantas para sala

Espécie muito escolhida para a decoração da sala devido seu caimento volumoso e muito bonito, a forma mais recomendada de uso da samambaia é em vasos suspensos.

Dessa forma, armários ou prateleiras elevadas ficam mais elegantes com as folhas pendentes de uma samambaia. Além disso, o ideal é que a planta não receba luz direta e nem esteja exposta ao vento, já que suas folhas podem ficar queimadas.

Também garanta um solo bem drenado e regas frequentes para que ela se mantenha saudável.

Fonte: Petz

Costela de adão

Apesar de ser ideal para decorar ambientes e ser usada como uma das opções de plantas para sala, a costela de adão é uma planta que cresce rápido e constantemente.

Além disso, é considerada uma planta resistente, que exige regas espaçadas para manter a terra úmida e deve ser cultivada em meia-sombra. Também é necessário cuidar das folhas. Por isso, quando as folhas acumularem pó, limpe-as com um pano úmido. 

Plantas para sala: sugestões de especies fáceis de manter em casa
Fonte: Blog da Living

Cactos são tipos de plantas para sala muito resistentes e versáteis

Muito presentes em decorações, os cactos são muito fáceis de cuidar. Isso porque não há necessidade de regas constantes ou uma terra adubada.

Além disso, há uma grande variedade de espécies no mercado e você pode escolher aqueles que melhor se adaptam ao espaço da sua sala e decoração.

Fonte: ABC Garden

Rhipsalis

As folhas pendentes da rhipsalis também são conhecidas com o nome de cacto macarrão e gostam de usar os galhos de outra espécie como suporte.

Além do mais, essa espécie de planta para sala não é exigente quanto à água e pode ser cultivada com regas espaçadas e à meia-sombra.

Plantas para sala: sugestões de especies fáceis de manter em casa
Fonte: Suculentas do Rosa

Orquídea

Opção sofisticada e elegante de planta para sala, as orquídeas, florescendo ou não, são plantas muito bonitas. Os cuidados devem ser constantes, mesmo sem flores. Por isso, rega frequente e adubação periodicamente são os principais cuidados para mantê-la bonita.

Fonte: Nortão Online

Rafia são tipos de palmeiras que podem ser usadas como plantas para sala

A ráfia possui folhas longas e traz um efeito lindo para ambientes amplos, por isso é uma boa opção de planta para sala.

A rega da ráfia deve ser realizada a cada quinze dias e, durante o inverno, apenas uma única vez ao mês. Como a palmeira ráfia pode chegar a 1,5 metros, separe um espaço em sua sala que irá acomodar a planta.

Plantas para sala: sugestões de especies fáceis de manter em casa
Fonte: Decor Fácil

Areca

Ideal para vasos ou cachepôs, essa planta para sala desenvolve folhas mais verdes quando exposta a meia-sombra.

Além disso, o seu cuidado envolve regas regulares e uma terra bem adubada. Ambientes com ar-condicionado podem prejudicar a planta que aprecia umidade.  

Fonte: Beards and Daises

Jade

A jade é uma ótima opção de planta para sala. Sua vida é tão longa quanto a de uma árvore e essa planta gosta de ficar à sombra. Além do mais, por ser uma espécie de suculenta, sua rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco, mas sem exageros. 

Plantas para sala: sugestões de especies fáceis de manter em casa
Fonte: Flores e Folhagens

Espada-de-são-jorge são plantas para sala muito populares

De fácil manutenção e acompanhada de uma tradição popular de proteção, a espada-de-são-jorge geralmente é colocada na entrada dos ambientes, mesas de centro ou em meio a outras espécies. É importante regá-la sempre que a terra estiver seca e deixá-la à meia-sombra.

Fonte: Blog do Pão

Então, o que achou do post? Se gostou, confira também a espécie de planta peperômia.

Fontes: Viva Decora, Decor Fácil, Tua Casa.

Imagens: HM Jardins, Minha Casa, Jornal VS, Petz, Blog da Living, ABC Garden, Suculentas do Rosa, Nortão Online, Decor Fácil, Beards and Daises, Flores e Folhagens, Blog do Pão.