Dicas

O que é germinação? Etapas de desenvolvimento das sementes

A germinação é um dos processo mais importantes da natureza e diz respeito ao desenvolvimento a partir das sementes das plantas.

Por Rafaela de Almeida

-

Você que gosta de plantas, sabe o que é germinação? Se trata do processo que envolve o surgimento de um broto de planta após o momento em que ela é plantada. De forma mais simplificada, se trata da mudança da semente até se tornar planta. Essa transformação é dividida por algumas etapas: embebição, crescimento e o crescimento do eixo embrionário.

Então, para um melhor entendimento de o que é a germinação e como ela ocorre é preciso saber que uma semente é formada pelas seguintes partes, o embrião, o endosperma e o tegumento. Aliás, é possível encontrar alguns paralelos com o processo de gestação de uma mulher. Isso porque, ao mesmo tempo que o embrião é nutrido pelo cordão umbilical, nas plantas o embrião necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento que são fornecidos pelo endosperma.

Ficou curioso? Então vamos entender melhor como isso acontece no decorrer da matéria.

Mas afinal, o que é germinação?

Fonte: SAPO

O processo de germinação começa a partir do momento em que a semente, ou esporo, sai do seu estado dormente, iniciando assim o processo de desenvolvimento. Um exemplo desse processo é a germinação de grãos de feijão em algodões, onde é possível observar toda a fase de crescimento do broto através da semente.

A germinação está ligada diretamente a fatores externos, sendo influenciada pela luz e pela água fornecida. Dessa forma, é possível perceber que a germinação pode ser manipulada, de modo a permanecer ou deixar o período de dormência. Alterando a iluminação, temperatura, ou outros fatores, processo este que é frequentemente utilizado por produtores e fábricas.

Desse modo, as sementes conseguem se manter em estado de dormência por longos períodos. Aliás, um fato curioso é que existem relatos de algumas espécies que conseguem permanecer nesse estado por aproximadamente 10.000 anos e conseguiram germinar com facilidade mesmo após todo esse tempo.

Nos primeiros momentos de desenvolvimento do embrião os nutrientes ali armazenados são capazes de fornecer a ele o que precisa para crescer. É só quando existe o surgimento das raízes que a planta passa a capturar esses nutrientes no solo e quando ela cresce ultrapassando o nível do solo para a captação de luz própria.

Fases da germinação

Como dito anteriormente, o que é germinação é um processo, e como tal é divido em etapas que vamos entender a seguir:

Embebição

O que é germinação: etapas de desenvolvimento das sementes
Fonte: Matos de Comer

Durante essa fase a semente é exposta à água para a hidratação de suas partes. No decorrer dessa primeira fase é preciso que a quantidade de água seja adequada e suficiente para que o embrião continue se desenvolvendo por todo o processo até o desenvolvimento da raiz.

Indução do crescimento

Fonte: PNL Portugal

Nessa segunda etapa o embrião reduz a coleta de água para destinar sua energia ao surgimento dos novos tecidos. Além disso, é durante a fase de crescimento que se inicia a ativação das atividades metabólicas do embrião.

Crescimento do eixo embrionário

O que é germinação: etapas de desenvolvimento das sementes
Fonte: Sementes Santa Fé

É na última fase onde ocorre o surgimento da radícula, que é uma raiz, porém embrionária, através do rompimento do tegumento. Vale lembrar que essa raiz embrionária é a primeira parte onde é possível avistar a saída da planta.

A radícula, que posteriormente irá se tornar a raiz da planta, vai ser responsável pela captação de água e sais minerais através do solo. Além disso, é preciso que a planta esteja em um ambiente propício para o seu crescimento e desenvolvimento, caso contrário é possível que ela não germine.

Fatores que interferem diretamente na germinação

Fonte: Só Política

Várias condições afetam a germinação, lembrando sempre que cada espécie de planta possui uma necessidade diferente. Isso ocorre, pois as plantas são desenvolvidas para serem capazes de sobreviver nos ambientes em que são originadas.

Desses fatores, os que mais se destacam durante a germinação são a quantidade e regularidade em que ela recebe água, exposição à luz solar, oxigênio e condições climáticas. Além disso, alguns atributos referente a semente são de grande influência neste processo. Fatores como permeabilidade do envoltório da semente e período de dormência da semente.

Contudo, vale destacar que a água é definitivamente o fator que mais afeta a germinação da planta. Isso porque, a água não é responsável somente pela hidratação dos tecidos, como também auxilia no aumento de atividades metabólicas. Isto é, atividades que fazem com que o embrião se desenvolva da melhor forma possível.

O que é germinação: etapas de desenvolvimento das sementes
Fonte: SGS

E então, o que achou dessa matéria? Aliás, que tal aprender como plantar manga?

Fontes: Toda Matéria, Portal São Francisco, Escola Kids, Brasil Escola.

Imagens: SP Labor, SAPO, Matos de Comer, PNL Portugal, Sementes Santa Fé, Só Política, SGS.