Dicas

Jardim de inverno: como montar e vantagens de se ter em casa

O jardim de inverno pode ser uma ótima alternativa para quem procura agregar vegetação a ambientes internos de forma aconchegante.

Por Rafaela de Almeida

-

O jardim de inverno, ou jardim interno como também é conhecido, é uma ótima opção para usar a vegetação em ambientes internos. Além disso, trazem um pouco mais de charme, beleza e aconchego para esses espaços. O jardim de inverno pode ser colocado nos mais variados cômodos, como salas, corredores e até mesmo no banheiro.

Apesar disso, é preciso respeitar cada espécie utilizada ou usufruir das plantas sintéticas fabricadas através do plástico. A principal característica desse tipo de jardim é estar incluído dentro de casa e, além disso, usar plantas na parede e até mesmo fincadas no chão.

Existem alguns tipos de jardins de inverno, tais como jardins verticais, abertos ou fechados, por exemplo. Para escolher o melhor jardim de inverno para sua casa é preciso entender também suas necessidades, o tipo de planta que te interessa, e obviamente o espaço disponível para isso.

Como montar um jardim de inverno

Fonte: Casa Abril

Para montar um bom de jardim de inverno em casa é preciso planejamento, geralmente esse tipo de projeto envolve paisagistas, mas também pode ser mais simples caso já exista um bom espaço em casa. Na maioria dos jardins de inverno eles costumam ser cobertos nas laterais, mas apresentarem uma abertura no teto.

Essa abertura permite que as plantas também façam troca com o ambiente externo, assim podem aproveitar a água da chuva e ter contato com a luz solar. Mas, caso o cômodo não tenha abertura é possível investir em claraboias. Além disso, espaços como varandas e sacadas são boas opções para a montagem.

É preciso preparar o piso do jardim de inverno

Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados
Fonte: Casa e Arquitetura

Caso o projeto de jardim de inverno esteja sendo feito junto com a construção da casa as etapas são mais simples. No entanto, caso isso não seja possível, é necessário preparar o piso para receber o jardim. Por isso, impermeabilize o piso e prepare o substrato das plantas.

A escolha das plantas também é parte importante

Fonte: Casa e Festa

É importante que as plantas sejam muito adaptáveis. Isso porque, plantas muito sensíveis e, principalmente, que exigem muitos cuidados podem se tornar um desafio na hora de montar um jardim de inverno.

Além disso, a variedade de espécie contribui para tornar esse espaço ainda mais bonito, por isso, flores, plantas frutíferas de pequeno porte e vasos podem ser usados.

Algumas opções que se adaptam a essa ideia são: orquídeas, palmeiras-leque, samambaias, suculentas, árvore-da-felicidade, azaleia e crótons, por exemplo. Contudo, existem várias outras espécies que podem ser usadas em um jardim de inverno.

Use revestimentos no jardim de inverno

Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados
Fonte: Decor Pedras

Nesse momento usar a criatividade pode deixar esse cantinho ainda mais especial. Por isso, o uso de revestimentos pode ajudar na preparação e montagem do jardim de inverno. Esse tipo de material pode ser colocado em paredes ou no piso e podem ir de tijolinhos a revestimentos mais sofisticados.

Abuse dos acessórios

Fonte: Pointer

Além das plantas, alguns acessórios podem incrementar a decoração do jardim de inverno. Elementos como suportes para vasos, vasos, floreiras e suportes podem fazer parte do jardim, além de também poderem ser usados para a própria montagem, algumas espécies de plantas são ótimas para estarem suspensas, por exemplo.

Iluminação

Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados
Fonte: Decor Salteado

Um fator essencial para o jardim de inverno é a iluminação, já que, geralmente jardins internos tendem a não receber tanta quantidade de luz solar. Dessa forma, luz artificial também pode ser usada e, além disso, agregar beleza e aconchego.

Vantagens de um jardim de inverno em casa

Fonte: Viva Decora

A maior vantagem de um jardim de inverno em casa é o charme e a beleza das plantas, que têm a capacidade de quebrar o clima urbano e inserir mais natureza aos ambientes, mesmo em cômodos fechados. As plantas usadas, mesmo que você opte por plantas artificiais, traz a sensação de vida.

Além disso, o uso de plantas naturais pode melhorar a umidade dos ambientes, agindo como purificador do ar. Algumas plantas são capazes de filtrar gases ruins, o que diminui o nível de poluição, por exemplo.

Os jardins de inverno, quando projetados com abertura, podem ajudar na iluminação natural. Por isso, pode ser uma alternativa para os ambientes internos mais escuros.

Cuidados com esse tipo de jardim

Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados
Fonte: Westwing

Embora esse tipo de jardim seja projetado para os ambientes internos, exige cuidados similares aos jardins comuns em áreas externas. Por isso, é preciso uma atenção especial aos cuidados quanto á rega, iluminação e qualidade do solo, do piso ou dos vasos utilizados.

As regas são essenciais, mas ao projetar um jardim de inverno o escoamento também deve ser pensado. No geral, plantas usadas para esse tipo de jardim não requerem tantas regas durante a semana, geralmente podem ser cultivadas com regas de duas a três vezes por semana.

Além disso, é importante sempre utilizar fertilizantes e adubo para o crescimento saudável das espécies usadas. Esse processo deve ser realizado algumas vezes por ano, mas não é necessário frequência mensal, por exemplo.

Outro cuidado importante se refere a limpeza e conservação do jardim de inverno. Isso porque, as folhas secas devem ser retiradas desse espaço. Além de ser necessário fazer uma limpeza mais frequente e cuidado maior com as plantas murchas e amareladas.

Inspirações

Enfim, viu só como é interessante ter um jardim de inverno em casa? Pensando nisso, reunimos alguns exemplos desse tipo de jardim para te inspirar a fazer o seu próprio, confira:

Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados Jardim de inverno: vantagens de se ter em casa, como montar e cuidados

Enfim, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Plantas para jardim – Opções de espécies para diferentes espaços.

Fontes: Casa Vogue, Arch Trends, Studio 1202, Finger, Tua Casa, Quinta dell Arte.

Imagem: Finger, Casa Abril, Casa e Arquitetura, Casa e Festa, Decor Pedras, Pointer, Decor Salteado, Viva Decora, Westwing, Construindo Decor, Laredo, Viminas, Habitissimo, Toca Obra, Decor Fácil, JWT, Educadores, Mourão e Moraes, Pinterest, Viva Decora, Agmar, Mais Construção, Leticia Interiores, Claro Imobiliária,