Espécies

Como plantar tamarindo – Formas de plantio e características da espécie

Plantar tamarindo pode ser muito simples. Assim como a maioria das espécies, existem duas formas de fazer o plantio em casa.

Por Rafaela de Almeida

O tamarindo é uma fruta de inúmeros benefícios, auxiliando tanto no desenvolvimento e recuperação dos músculos, quanto para melhor desenvoltura do sistema cardiovascular. Mas como plantar tamarindo em casa e tê-lo sempre à mão?

Apesar dos inúmeros benefícios da espécie, é preciso ressaltar que o seu consumo em excesso não é indicado para as pessoas que possuem pressão baixa. Isso porque esse fruto é ótimo para o controle da pressão alta.

Esse tipo de alimento é consumido devido aos seus incontáveis benefícios para a saúde. Além disso, o tamarindo  é uma fruta bem diversificada, por isso, pode ser utilizado na cozinha.

Também pode ser consumido cru, além de poder ser usado em pratos quentes, como preparo de diversos tipos de carne, como churrasco, ou sucos, sorvetes e doces.

Primeiros passos para plantar tamarindo

Essa planta tem origem sul-africana, no entanto, é possível encontrá-la em diferentes continentes como na Ásia e América. Aqui no Brasil, ela é encontrada com mais frequência nas regiões norte e nordeste.

Fonte: Cidade Verde

Sua vagem, que é comestível assim como a flor do tamarindeiro, possui um gosto ácido e adocicado que leva o paladar a uma experiência única. A sua propagação pode ocorrer de duas formas, seja ela pelo plantio de mudas ou com as sementes que estão na vagem.

As sementes são encontradas nas vagens e as mudas podem ser encontradas em viveiros, ou podem ser retiradas de plantas já adultas e desenvolvidas.

Como plantar tamarindo usando sementes?

Feita a escolha do local para plantar tamarindo, será preciso colocar em média 4 sementes em pequenos balaios ou um vaso que contenha um substrato específico para sementeiras.

Como plantar tamarindo: uma fruta adocicada e azeda na medida certa
Fonte: eHow

Os buracos feitos devem possuir uma profundidade de mais ou menos 2 centímetros. Pois, caso seja colocada em uma profundidade maior, o tamarindeiro pode não se desenvolver como o esperado.

Durante o processo de germinação, é necessário regar o substrato com cautela diariamente até que elas cresçam o suficiente a ponto de serem vistas. O tempo de germinação pode variar entre 1 semana e 1 mês.

Sendo assim, é preciso separar a muda que seja mais resistente e saudável, mantendo os cuidados até que ela tenha aproximadamente 40 centímetros e possa ser transplantada para o lugar onde ela irá crescer.

Como plantar tamarindo usando mudas

Quando já se tem a muda e o local onde plantar o tamarindo, basta cavar um buraco que tenha em média 50 centímetros em todas as dimensões, largura, altura e profundidade.

Caso queira plantar mais de um tamarindeiro, respeite a distância de no mínimo 2 metros entre cada uma dessas árvores para evitar que nenhuma interfira no crescimento da outra.

Fonte: Vanidades

Dentro desse buraco, e durante a preparação do substrato, é preciso colocar o adubo para auxiliar no crescimento do tamarindeiro. O ideal é usar um fertilizante com liberação lenta, como, por exemplo, o 8-3-9 NPK, sem isso a árvore consegue crescer, porém a utilização de fertilizantes pode auxiliar durante o crescimento.

O último passo para plantar o tamarindo no solo é inserir a muda, promover a rega do solo logo em seguida e criar uma camada de proteção na superfície utilizando palhas, pois isso ajudará na fertilidade da terra. Esse plantio entrega melhores resultados caso seja feito durante dias nublados ou chuvosos.

Cuidados gerais com o tamarindeiro

Essa é uma árvore simples de ser cuidada, não exigindo tanta atenção para o seu cuidado. Contudo, durante os seus primeiros momentos de vida é necessário promover algumas ações para que o tamarindeiro continue saudável.

Assim, regas e cuidado com o solo são essenciais para que o desenvolvimento ocorra melhor.

Como plantar tamarindo: uma fruta adocicada e azeda na medida certa
Fonte: Frutas y Verduras

Durante seus primeiros meses e anos de vida, a árvore está muito frágil, portanto acaba ficando passível de proliferação de fungos. Sendo assim, durante esse ciclo é importante observar a quantidade de água durante a rega, pois o solo não deve ficar encharcado. 

O final do inverno é a melhor época para a realização da poda dessa árvore. E lembre-se de esterilizar a tesoura utilizada para fazer o corte, isso é capaz de evitar que sua planta seja infectada por qualquer tipo de fungo vindo de outra árvore, por exemplo.

Quanto ao clima, por ser uma planta vinda da África do Sul, região que possui clima tropical, consegue se adaptar bem ao clima brasileiro.

Preferindo climas mais quentes e úmidos, o tamarindeiro é geralmente cultivado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Vale destacar que ela possui aversão ao frio, por isso, ao plantar tamarindo faça isso em um lugar que seja iluminado constantemente pela luz do sol.

Curtiu esse post? Se você gostou, veja também como plantar limão.

Fontes: Aprender a Plantar, Horta em Casa, Batata Doceria.

Imagens: Info Escola, Cidade Verde, eHow, Vanidades,