Como Plantar

Como plantar manga: maneiras de fazer o plantio e cuidados

Existem duas formas de plantar manga, a primeira é usando a semente dos frutos, enquanto a segunda utiliza uma muda desenvolvida.

Por Rafaela de Almeida

-

A manga é uma fruta muito comum no Brasil. Sendo considerada uma fruta tropical extremamente saborosa. A mangueira, arvore responsável pela manga, é considerada uma árvore de grande porte, mas, apesar disso, é facilmente encontrada em quintais, por exemplo. Então, como plantar manga? A resposta é bem simples.

Primeiramente, existem duas formas muito comuns para realizar o plantio. Isto é, basta usar mudas ou o caroço de um dos frutos da mangueira. Por ser uma planta de grande porte, é necessário espaço suficiente para ela crescer. Por isso, os locais mais indicados são espaços abertos, longe de fios elétricos e telhados.

Fonte: Sossego da Flora

A manga é uma fruta muito versátil. Pode ser usada em sucos, doces, saladas e pratos sofisticados da alta gastronomia. Possui diversas vitaminas e nutrientes que fazem bem à saúde quando consumida na alimentação. Além é claro, de ser uma fruta deliciosa.

Formas de plantar manga

Então, como já adiantamos acima, como plantar manga é bem simples, tendo duas formas principais de plantio, que você aprenderá a seguir:

Como plantar manga a partir do caroço da fruta

Como plantar manga: maneiras de fazer o plantio e cuidados
Fonte: Ciclo Vivo

Antes de plantar manga, escolha um fruto maduro e com o aspecto saudável, ou seja, que não possua feridas na casca ou manchas. Feito isso, retire toda a polpa da fruta, tomando cuidado para não atingir a semente em seu interior. Para auxiliar esse processo podem ser usados palha de aço ou até mesmo uma escova.

Depois de limpar o caroço, deixe-o secando por, pelo menos, 24 horas na sombra, longe da luz direta do sol. Após esse período abra o caroço usando uma faca ou um estilete. Dentro do caroço haverá uma pequena semente, ela será usada para fazer o plantio.

Para germinar a pequena semente é necessário preparar um vaso com substrato. Dessa forma, escolha um recipiente que possua furos no fundo, e prepare à terra com matéria orgânica que seja altamente drenante. Feito isso, coloque a semente com o côncavo virada para baixo na metade do recipiente e cubra o restante com terra.

Durante a germinação da semente é necessário manter frequência de rega e luz. Por isso, umedeça sempre à terra e ofereça luz na medida certa para o vaso com a semente. O tempo de germinação geralmente dura cerca de três semanas e, após esse período, é possível remanejar a planta para outro recipiente.

Como plantar manga usando mudas

Fonte: Casa Um Como

Outra forma de plantar manga é usando muda. Aliás, esse método pode ser mais simples do que esperar que a semente germine, pois, neste caso a planta já está em desenvolvimento. Por isso, para plantar manga usando muda basta se certificar de que ela está saudável e desenvolvida o suficiente para ser retirada de seu local de origem.

Além disso, é possível adquirir uma muda de mangueira em floriculturas, por exemplo, ao invés de acompanhar o crescimento desde a fase de germinação do primeiro broto. Para plantar a muda de manga escolha um local que receba luz e tenha espaço. Abra um buraco no solo com aproximadamente meio metro de diâmetro e profundidade.

Feito isso, coloque a muda e cubra com à terra já misturada com um pouco de matéria orgânica, que pode ser esterco ou restos de alimentos como cascas de frutas e verduras. Além disso, evite pressionar à terra ao redor da muda com muita força. Após plantar manga usando a pequena muda faça a rega normalmente e durante seu crescimento utilize fertilizante e adubo periodicamente.

Cuidados com a mangueira depois do plantio

Então, agora que você já aprendeu como plantar manga, é hora de aprender como cuidar da sua nova árvore para que ela cresça saudável e renda frutos perfeitos.

Frequência de rega

Como plantar manga: maneiras de fazer o plantio e cuidados
Fonte: Vez da Voz

A mangueira não é uma planta que requer regas diárias. Por isso, a rega pode ser feita a cada dois dias dependendo do clima e da temperatura.

Durante o verão a quantidade de água pode aumentar, mas a planta não deve receber água a ponto de encharcar o solo, pois pode ser prejudicial para seu desenvolvimento. Em períodos mais úmidos e chuvosos a quantidade de água pode diminuir, já que a chuva faz este papel.

Temperatura e solo ideal para plantar manga

Fonte: Saúde Abril

Esse tipo de planta é considerada muito adaptável. Então é comum ver mangueiras por todo o Brasil, embora o clima ideal seja de regiões com temperatura entre 10º e 35º graus. A temperatura pode comprometer a qualidade do fruto.

Além disso, o solo também deve ser mantido dentro do espero. Isto é, a mangueira deve ser cultivada em solo muito bem drenado, para isso o substrato deve ser preparo com a mistura de um pouco de matéria orgânica, húmus e argila expandida, por exemplo. Um pouco de areia também pode ser utilizado.

Colheita

Como plantar manga: maneiras de fazer o plantio e cuidados
Fonte: Info Escola

Uma mangueira saudável começa a produzir frutos a partir do seu segundo ano aproximadamente, mas isso pode variar de acordo com a espécie. Mas isso no caso das mudas. Dessa forma, em média, a colheita é realizada após três meses e meio da floração. É possível perceber que as frutas estão boas para serem colhidas quando começam a mudar de cor.

Já na forma de plantio a partir do caroço, as mangueiras demoram um tempo maior para dar frutos. Nesse caso, as plantas levam em média sete anos para frutificar. Além disso, são mais vulneráveis ao surgimento de frutos com características distintas as que a originou.

Então, o que achou dessa matéria? Se você gostou dessa, aproveite para conferir também Como plantar abacate.

Fontes: Rural Pecuária, Wikihow, Wikihow, CPT.

Imagens: Uol, Sossego da Flora, Ciclo Vivo, Casa Um Como, Vez da Voz, Saúde Abril, Info Escola.