Como Plantar

Como plantar maçã: passo a passo, cuidados e as pragas

Plantar maçã pode ser um processo muito simples, mas é preciso ter atenção aos cuidados, já que podem sofrer com pragas que atacam os frutos.

Por Rafaela de Almeida

-

As maçãs são frutas muito comuns no mundo todo. Além disso, as macieiras, árvores frutíferas das maçãs, são plantas fáceis de serem cultivadas até mesmo no quintal de casa. Sendo assim,  plantar maçã também é um processo bem simples, que pode ser feito através de mudas ou mesmo usando as sementes da própria fruta.

Apesar de ser simples o cultivo dessa árvore, é necessário se atentar aos cuidados. Isso porque, as maçãs são frutas propensas a serem atacadas por diversas pragas, que vão desde fungos até doenças que apodrecem os frutos.

No entanto, a maçã é uma fruta rica em muitos nutrientes, por isso, pode ser inserida na alimentação em várias receitas ou in natura. Dessa forma, receitas como tortas, doces, salas, sucos e vitaminas são boas opções de pratos culinários para a alimentação. Então, ter uma macieira em casa pode ser um delicioso investimento. Aprenda como fazer isso nessa matéria.

Benefícios da maçã para a alimentação

Fonte: Litteratus

Antes de aprender como plantar maçã, vamos conhecer melhor os benefícios dessa fruta para a alimentação. Aliás, são vários os benefícios, já que além de poder ser consumida naturalmente, ela pode ser usada em inúmeras receitas. Dessa forma, a maçã pode ajudar no combate à diabetes, além de ajudar na digestão após as refeições.

Essa fruta também auxilia na limpeza dos dentes e na saúde bucal. Por isso, pode ser consumida com frequência, mas é importante lembrar de sempre escovar os dentes e usar fio dental. Entre outros benefícios da maçã estão a melhora do sistema nervoso e, consequentemente, alivia os sintomas de ansiedade.

Existem inúmeros benefícios a serem considerados quando se trata do consumo das maçãs. Portanto, plantar maçãs e cultiva-las de forma orgânica pode contribuir no dia-a-dia já que esse tipo de cultivo diminui o uso de agrotóxicos e produtos químicos, fazendo com que a qualidade desses frutos seja ainda maior.

Como plantar maçã: com sementes e mudas

Como plantar maçã: passo a passo e cuidados com as pragas
Fonte: Assim que Faz

Para plantar maçã existem duas formas. É possível plantar maçã usando sementes ou mudas já desenvolvidas. Mas, antes de tudo é necessário preparar o solo para receber a macieira, já que ele deve ser argiloso. Você pode fazer isso, em jardins, quintais ou então, caso a macieira seja de uma espécie menor é possível plantar em vaso mesmo.

Caso for plantar mação usando sementes, o primeiro passo após preparar o solo, é retirar as sementes da fruta. Nessa hora é importante tomar cuidado, pois elas são ligeiramente delicadas. Feito isso, deixe que elas sequem durante duas semanas sobre uma folha de papel toalha, tomando cuidado para vira-las regularmente. Sendo assim, quando elas começarem a secar passe a borrifar pequenas quantidades de água.

Deixe o papel toalha com as sementes refrigerada. É necessário algum tempo até que as sementes comecem a germinar, cerca de três meses até nascerem os primeiros brotos.

Fonte: Gazeta News

Quando os brotos nascerem coloque-os no vaso ou no chão para que eles formem raízes no solo. Para isso faça buracos de pelo menos 2 centímetros e coloque as sementes com espaçamento de pelo menos 30 centímetros. Após plantar maçã basta aguardar que ela comece a se desenvolver. Lembrando que a rega deve ser feita regularmente.

Agora para plantar maçã usando mudas, o procedimento é bastante similar. Comece preparando o solo da mesma maneira. Então, depois é só cavar um buraco e colocar a muda como qualquer outra planta. Por fim é só regar a muda normalmente, além de oferecer luz solar para a planta sobreviver. No caso das macieiras cultivadas a partir de mudas, elas tendem a crescer com maior rapidez do que as de semente.

Cuidados após plantar maçã

Como plantar maçã: passo a passo e cuidados com as pragas
Fonte: Globo Rural

Para plantar maçã é recomendado que o plantio seja feito entre os meses de julho a setembro. Neste período do ano a temperatura é mais amena e propícia para o plantio e cultivo dos primeiros brotos. A temperatura ideal varia de 18º a 23º e não deve ultrapassar 25º.

Além disso, as regas são muito importantes para o desenvolvimento da macieira. Por isso, é importante manter uma rotina regular de rega pelo menos três vezes na semana. Assim como os cuidados com a rega, é preciso se atentar também ao solo, ele deve se manter bem drenado.

Dessa forma, podem ser adicionados na mistura do substrato um pouco de areia, argila ou húmus de minhoca. Esses componentes auxiliam na drenagem do solo. Além disso, é possível aplicar fertilizantes regularmente que cooperem no desenvolvimento da planta e dos frutos.

Depois do plantio, a macieira leva em média cerca de quatro anos para atingir uma altura de 1,5 m. No entanto, a colheita irá levar um pouco mais de tempo, já que essas árvores levam em torno de dez anos para começar a dar frutos.

Além disso, durante a vida da macieira, será necessário fazer podas regulares para remover folhas deformadas e outras modificações. Contudo, isso não deve acontecer nos primeiros cinco anos da árvore, já que isso poderia atrapalhar o seu desenvolvimento.

Pragas que podem atacar as macieiras

Por fim, agora que já sabemos como plantar maçã e os cuidados com a macieira, é importante conhecer as principais pragas desse tipo de árvore. Como dito anteriormente, as macieiras são bastante visadas pelas pragas, então é importante ter um cuidado especial quanto isso.

Oídio

Fonte: Freepik

Esse tipo de praga pode afetar a macieira fazendo com que seus frutos sejam afetados com a descoloração, assim, as frutas passam de vermelho para um tom muito mais claro do que o esperado. Além disso, a árvore fica enfraquecida, fazendo com que ela fique mais vulnerável ao ataque de outras pragas também.

Podridão-da-coroa

Como plantar maçã: passo a passo e cuidados com as pragas
Fonte: Agronômica

A podridão-da-coroa afeta as maçãs de forma que elas comecem a apodrecer antecipadamente. A polpa passa do tom avermelhado e viçoso para a cor branca, além de ser impossível consumi-la neste estado.

Sarna-da-maçã

Fonte: Grupo Cultivar

Diferente de outros tipos de praga, a sarna-da-maçã atinge não somente os frutos, mas as folhas da macieira. Dessa forma, começam a surgir manchas em verde que se proliferam com rapidez até ficarem marrons. Além disso, os frutos racham ao meio, o que torna impróprio para a comercialização e consumo.

Fogo bacteriano

Como plantar maçã: passo a passo e cuidados com as pragas
Fonte: Voz do Campo

Como o nome sugere, o fogo bacteriano age como se queimasse as folhas e os brotos. É preciso controlar esse tipo de praga com rapidez, pois ele se espalha com grande proporção.

Sendo assim, é importante procurar produtos para proteger a sua árvore e evitar a infestação de pragas.

Enfim, o que achou desse post? Aproveite para conhecer mais sobre a comigo-ninguém-pode e suas superstições.

Fontes: Mundo Boda Forma, WikiHow, Plantar é Fácil, Aprender a Plantar.

Imagens: FCM, Litteratus, Jardim Animal, Gazeta News, Globo Rural, Freepik, Agronômica, Grupo Cultivar, Voz do Campo Campo e Negócios Assim que Faz