Dicas

Adubo para jardinagem – Importância de usar adubo para as plantas

As plantas precisam de inúmeros nutrientes para se desenvolver de forma saudável, por isso o adubo para jardinagem é importante ao plantar.

Por Rafaela de Almeida

O adubo para jardinagem, assim como os fertilizantes, são muito importantes na hora de plantar, pois, oferecem nutrientes não encontrados de forma espontânea no solo. Por isso, são muito utilizados ao preparar o substrato para receber as plantas e lhes oferecer nutrientes para o seu desenvolvimento.

Embora seja muito fácil de utilizar adubo para jardinagem, é preciso saber as necessidades, tanto do solo, quanto da espécie de planta a recebê-lo. Assim, sabendo quais as deficiências do solo em relação aos nutrientes é mais certeiro escolher qual adubo ou fertilizante utilizar.

Existe uma variedade de tipos de adubo para jardinagem e fertilizantes, alguns orgânicos, outros não. Os adubos orgânicos podem ser produzidos em casa. Assim, casca de alimentos podem ser colocadas em vasos, ou misturadas na terra. Além disso, também são comercializados e podem ser adquiridos em floriculturas, por exemplo.

Nutrientes que podem ser encontrados em adubo para jardinagem

Alguns nutrientes são facilmente encontrados em adubos para jardinagem, muitos desses nutrientes são essenciais para a manutenção e crescimento de forma saudável das plantas.

Potássio

O potássio é responsável por auxiliar o controle de líquido dentro do solo e das plantas como um todo, por isso, é essencial que o substrato tenha boas quantidades de potássio em sua composição.

Além disso, o potássio é capaz de tornar as plantas mais fortes em períodos de estiagem ou secas, fazendo com que sejam mais resistentes.

Adubo para jardinagem: qual a importância de usar adubo para as plantas
Fonte: Decor Fácil

Nitrogênio

O nitrogênio, assim como o potássio, é essencial para as plantas. Esse nutriente é responsável pelo desenvolvimento de partes da planta, como caule, folhas e raízes. Além disso, a falta de nutriente nas plantas e no solo pode afetar as folhagens, de forma que elas passem a ter a coloração amarelada, por exemplo.

Fonte: Revista Natureza

Fósforo

O fósforo, diferente do nitrogênio e do potássio, contribui para a absorção dos nutrientes. Dessa forma, é ele quem proporciona a absorção, principalmente pelas raízes, dos nutrientes presentes no solo.

Esse tipo de composto encontrado no adubo é capaz de ajudar as plantas em épocas de floração e frutificação. Além disso, quando a planta está com escassez de fósforo as folhas começam a desenvolver a coloração arroxeada.

Adubo para jardinagem: qual a importância de usar adubo para as plantas
Fonte: Conecta FG

Adubo para jardinagem caseiros

O processo da adubação pode ser mais simples e fácil do que você pensa e para isso não é preciso gastar muito. Muitos alimentos podem ser usados para adubar as plantas pois são ricos em nutrientes.

Assim, casca de verduras, legumes e frutas, além de ovos, por exemplo, são ótimos aliados na hora de adubar as plantas dos vasos e jardins.

Água do cozimento de legumes e verduras é ótimo adubo para jardinagem

A água utilizada para cozinhar os alimentos pode ser usada como adubo para as plantas. Por isso, ao invés de descartar a água do cozimento, deixe ela esfriar e faça a rega normalmente usando ela nas plantas.

Fonte: Agenda Boa

Cascas de ovos

As cascas de ovos também podem ser reaproveitadas para adubar as plantas em casa. Isso porque, são ricas em nutrientes como cálcio e potássio, essenciais para as plantas.

Elas podem ser colocadas diretamente sobre a terra das plantas, mas também podem ser processadas até virarem farinha, assim podem ser misturadas no substrato. Além disso, tem quem use a casca de ovo conservada em líquido e borrifada no solo.

Adubo para jardinagem: qual a importância de usar adubo para as plantas
Fonte: Cultiva Grow Shop

Borra de café pode ser usada como adubo para as plantas

A borra de café pode ser reutilizada como adubo para jardinagem assim como outros restos vindos da cozinha. Ajuda a fertilizar o solo pois o café possui muitos nutrientes, tais como carbono e nitrogênio. Além disso, auxilia no controle de algumas pragas que podem atacar as plantas.

Fonte: Andorinha Hiper Center

Casca de frutas e verduras

As cascas de frutas e verduras podem ser utilizadas principalmente na compostagem. A compostagem pode ser grande aliada para hortas, por exemplo.

Adubo para jardinagem: qual a importância de usar adubo para as plantas
Fonte: Plantei

No entanto, as cascas podem ser incorporadas no solo de forma despretensiosa, assim, podem ser colocadas por cima da terra dos vasos, por exemplo.

Gostou desse post? Então confira também as características do manacá.

Fontes: Petz, Stihl.

Imagens: Conexos, Ciclo Vivo, Decor Fácil, Revista Natureza, Conecta FG, Agenda Boa, Cultiva Grow Shop, Andorinha Hiper Center, Plantei.